19 outubro 2021

NÃO É SÓ FUTEBOL 💢

"E atenção, vascaínos: ao Vasco, nada? TUDO!". Não há como não lembrar do mítico dirigente cruzmaltino Eurico Miranda puxando o tradicional grito de "Casaca". E essa mistura do "tudo" e do "nada" talvez seja o que mais perto consiga explicar o que é a torcida vascaína; que torcida é essa!

Vivendo uma terrível guerra política interna há, pelo menos, duas décadas, o clube sofre as consequências dos inconsequentes; somando-se a isso a má-vontade da mídia.

Que criança vai querer ser Vasco?

Pois é, qualquer criança vai querer torcer para o time que tem mais dinheiro, que aparece bem mais na mídia... Entretanto, a torcida do Vasco não é formada por "qualquer" criança. Ela se forma no lema da responsabilidade social, no engajamento. Temos escola. Literalmente.

Contra tudo (que não é correto) e contra todos (que não são corretos), o legítimo clube do povo segue sempre do lado certo da História. Preconceito ZERO!

E, logicamente, a torcida, com toda essa formação, vem junto. Enquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal. E tenham certeza: em São Januário não falta coração!

O crescimento de uma torcida não é formado somente por dinheiro-título-mídia. Existe a História do clube, existe a empatia, existe o ídolo. E nada disso falta ao Vasco da Gama.

Nunca vão entender esse amor. O clube vivendo uma longa crise e o que os torcedos fazem:

Ajudam a reformar uma quadra de esportes;

Ajudam a construir um Centro de Treinamento;

Lotam aeroportos pelo Brasil, às vezes de madrugada, para receber o time em má-fase;

Batem recorde de sócios (mais de 170 mil!!!);

Entre muitas outras ações. Todas inspiradas na construção do seu estádio: São Januário, erguido por mãos vascaínas.

A espontaneidade do vascaíno faz com que ele comente "Vasco" de forma aleatória em qualquer postagem numa rede social. E adicionaram ao significado de Vasco qualquer coisa boa que você deseja. "Bom dia" virou "Bom Vasco"; boa sorte" virou "Bom Vasco".

Tem que entender que é o Vasco! Em menos de seis horas o clube ultrapassou a meta de arrecadação para construir uma estátua para seu maior ídolo: Roberto Dinamite, o dono da "Camisa que tem Cheiro de Gol". 🔟

E para finalizar:

Maternidade Carmela Dutra, Méier - Rio de Janeiro.

Três mulheres, que não se conhecem, dividem um quarto.

Três bebês (nenês) recém-nascidos.

Um a um, chegam os respectivos pais. Que também não se conhecem.

Essa imagem e história, cotidiana e simples, explicam o que é VASCO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você viu o que aquele boçal escreveu no jornal? 🤔

A intenção do blog é divertir; informar; criticar 🕊. Preferencialmente com referências culturais (música 🎸; televisão 📺; cinema 🎬; literatura 📖; ditados populares 🐊) como destaque em cada texto (o título desta nota é um trecho da música “Betty Frígida” da Banda Blitz) 💡. Se por acaso você se sentiu prejudicado por algum post (texto e/ou imagem) 😡, deixe seu registro. O post será revisto e, se for o caso, alterado ou excluído 🦇. (Obs.: As ilustrações (imagens 📷) utilizadas no blog são as chamadas imagens públicas; também são utilizadas imagens de autoria do próprio blog. Qualquer insatisfação pode, e deve, ser manifestada 🐉; a mesma será analisada com toda a atenção; podendo, se for o caso, a ilustração ser removida) 🌷